Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Centro de Educação Infantil Professora Vitorina Schütz Maia

Atualizado em 30/03/2021 às 15:25

 

Endereço: Rua José Bonifário Pires, nº 38
Bairro: Centro
São João do Itaperiú - SC
E-mail: ceivitorina@pmsji.sc.gov.br
Telefone: (47) 3458-0430
Diretora: Rutiele Pereira Arrondo
Coordenadora: Maria Eliane de Oliveira Correa

 

 

CORPO DOCENTE

Berçário 1 (Integral)
Maristela Claudia Reichert dos Santos

Berçário 2 (Integral)
Eliana Mara Rodrigues

Jardim 1 (Integral)
Elisa Rech

Jardim 2 (Integral)
Aniversina Lopes Amorim

Artes
Beatriz Senderski

Educação Física
Márcio José de Souza

Auxiliar de Sala
Simone Galvão
Rafaela Dias Bassani

Auxiliar de Transporte Escolar
Nilvane de Lima Ribeiro


MISSÃO DO CEI

Proporcionar um ambiente de carinho e respeito á individualidade de cada criança, formando-as com princípios de ética e moral para que sejam pessoas íntegras e para que construam, no futuro, uma sociedade mais justa, com paz e prosperidade, respeitando as diferenças sociais e humanas com uma consciência planetária.

 

 

OBJETIVOS DO CEI

O Centro de Educação Infantil Professora Vitorina Schütz Maia tem como objetivos proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança de seu desenvolvimento físico, motor, intelectual, emocional, moral e social a ampliação de suas e estimular o interesse da criança pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

 

 

HISTÓRICO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA VITORINA SCHÜTZ MAIA

 

 

BIOGRAFIA DA PROFESSORA VITORINA SCHÜTZ MAIA 

No dia 08 de junho de 1965, na cidade de Antônio Carlos-SC, nascia Vitorina Schütz,  Filha de Ambrosio Schütz e de Mônica Alflen Schütz, descendente de imigrantes alemães. A procura de uma vida melhor e um lugar mais tranquilo para viver, no ano de 1968  a pequena menina junto de seus familiares partem de Biguaçu para Massarandubinha. Aos sete anos de idade, ingressava na escola primária, frequentando na época o Grupo Escolar desta localidade.

No ano de 1976 sua família muda-se para a Barra Velha, bairro de Santa Cruz, concluindo seu curso primário na Escola Reunida Monsenhor Sebastião Scarzello. Esse ambiente tranquilo de cidade do interior, o convívio com gente simples, o contato constante com diversas culturas, tudo isso influenciou na formação da personalidade da pequena menina. Querendo dar continuidade aos seus estudos no ano de 1977 matriculou-se na Escola Estadual Professora Elvira Faria Passos em São João do Itaperiú, onde cursou o ginásio concluindo-o em 1980.    

Casou-se com  João Celso Maia em 24 de novembro de 1984, a qual passou a assinar-se Vitorina Schütz Maia, mudando-se para a localidade do Porto do Itaperiú. Dessa união nasceram dois filhos: Marluce e Rodrigo, recebendo assim os  maiores presente de sua vida,  dedicando-se a casa e a família.

No ano de 1986 ingressa no magistério, tendo seu primeiro emprego como professora de pré-escola na Escola Estadual Professora Elvira Faria Passos, realizando dessa forma um de seus maiores sonhos o de ser “professora”. No ano seguinte começa a lecionar na Escola Reunida Catulino Onofre Rosa, próximo a sua residência, na comunidade do Porto do Itaperiú, onde atuava com louvor e dedicação na liderança religiosa, pois era devota de Nossa Senhora Aparecida e muito temente a Deus.

No ano de 1996, surgiu a oportunidade de fazer faculdade onde cursou licenciatura em Pedagogia na UNIVALI, formando-se no dia 29 de julho de 2000. Em 2001 prestou Concurso Público, aprovada conforme a Portaria nº 352/2001 para exercer cargo de professora 40 horas na rede Municipal de Ensino, lotada na Secretaria Municipal de Educação de São João do Itaperiú. Transmitia aos seus alunos, com didática e exemplo pessoal, o exercício da cidadania, a busca pelo conhecimento e o amor.

Em 2006, fez Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas Multidisciplinares na Educação Infantil, Séries Iniciais e Ensino Médio com Ênfase em Gestão pela Aupex, polo Barra Velha. Preocupada com seu aperfeiçoamento, participou de diversas formações, desenvolveu os mais diferentes projetos com suas turmas, com participação atuante na Olimpíada de Língua Portuguesa e ao PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Foi representante do Conselho Municipal do FUMDEB – 2012/2014, presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) - 2013/2015, Representante do Fórum Municipal de Educação 2013/2017, Representante da Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação 2015/2017, acompanhando as políticas públicas na área da educação.

Guiada pela fé e devoção por Nossa Senhora Aparecida, a oração, as preces, o carinho pela padroeira do Brasil e de sua comunidade estavam presentes no seu dia a dia. Sonhadora, Vocacionada, e fiel à função de educadora, atuando por mais de 30 anos na profissão, aposentou-se em 2014, não deixando de exercendo a sua profissão. Faleceu precocemente aos 52 anos de idade no dia 06 de dezembro de 2017.

Algumas pessoas marcam a nossa vida, deixam mensagens que nunca se apagam das nossas mentes, que se tornam aprendizados que levamos para sempre conosco. Obrigado por se dedicar ao seu trabalho com tanto entusiasmo e verdade. Você fez os seus alunos se sentirem especiais e pessoas capazes de alcançar os sonhos. As lições que aprenderam com você estarão sempre guardadas, por isso você é eterna professora. E assim deixa-nos  seu grande legado: “Tudo que a gente for fazer, temos que fazer com amor, pois tudo que fizemos com amor será bem feito.”

 

 

LEIS

- Lei nº 1012/2019 - Cria e denomina o Centro de Educação Infantil Professora Vitorina Schütz Maia.