---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Histórico

Publicado em 16/06/2014 às 13:24 - Atualizado em 29/05/2017 às 16:53

Igreja Matriz São João Batista
Créditos: Norberto Cidade/Santur Baixar Imagem

Inicialmente habitado por índios Guarani que aqui se instalaram devido a proximidade com o litoral, recebeu destes a primeira denominação: Itaperiú.

Os primeiros colonizadores, açorianos, chegaram por volta de 1810, mais tarde somando-se a estes os colonos italianos, poloneses e alemães. De costumes modestos e sentimento religioso sempre presente, em 1916 foi construída a primeira capela com nome e imagem de São João Batista, elevado Padroeiro da localidade. Desde então sua denominação permanece a mesma, São João do Itaperiú, mesclando a cultura indígena com a tradição religiosa.

Boa parte do passado histórico da antiga localidade, hoje município de São João do Itaperiú, não está registrada em documentos legais, mas sim na memória dos moradores mais antigos e foram repassadas para as gerações posteriores.

Por volta de 1965, o Governo liberou verbas para empréstimos aos agricultores, quando houve grande produtividade e a queda dos preços não possibilitou aos agricultores o pagamento de suas dívidas. Por este motivo, grande parte das famílias, que viviam de agricultura familiar, tiveram que vender suas terras e migrar para centros maiores, caracterizando um momento de grande êxodo rural em São João do Itaperiú.

Inicialmente o município era ligado a Araquari, depois fazendo parte de Barra Velha, e somente a partir de 1965 passou à condição de distrito. Depois de muitos anos de luta, e por receber pouca assistência do município sede, um grupo de pessoas se uniu em torno da conquista de sua independência. A emancipação de São João do Itaperiú ocorreu em 29 de Março de 1992, através da Lei nº 8.549, sancionada pelo então governador Vilson Pedro Kleinubing.

No dia 03 de outubro do mesmo ano, através de eleição direta, elegeram-se para compor o Poder Executivo o primeiro prefeito, José Acácio Delmonego, e o primeiro vice-prefeito, Alzerino Bernardes, e para a primeira legislatura do Poder Legislativo os vereadores Acácio Aguiar, Afonso José Delmonego, Antonio João Rodrigues, Antonio Vicente Souza, Evaldo Pauli, João José Florindo, José Márcio Ramos, Nilo Arapehi Fernandes Neto e Romão Pereira Borges, sendo o município definitivamente instalado administrativamente no dia 1° de Janeiro de 1993.

Em 20 de janeiro de 2014, foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo a Lei Estadual nº 16.328, que reconhece o município de São João do Itaperiú como a Capital Catarinense da Carne Bovina e Ovina, em virtude da forte presença da indústria frigorífica no município.

São João do Itaperiú possui extensão territorial de 152 Km² e população estimada de 3.662 habitantes (IBGE/2016).


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Localização