Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Centro de Educação Infantil Eliane Kuszkowski

Publicado em 18/04/2017 às 13:18 - Atualizado em 30/03/2021 às 15:23

 

 

Endereço: Rua Alcides Mello, nº 215
Bairro: Santa Cruz
São João do Itaperiú - SC
E-mail: ceieliane@pmsji.sc.gov.br
Telefone: (47) 3458-0498
Diretora: Cristiane Bernardes
 

 

 

CORPO DOCENTE

Berçário 1 (Integral)
Roseli Mayara da Cunha

Berçário 2 (Integral)
Franciane Plucênio

Jardim 1 (Integral)
Sabrina Azevedo Rosa Tamasia

Jardim 2 (Integral)
Camilla Leão Casubeck

Jardim 2 (Vespertino)
Katia Regina da Silva Caviquioli

Pré 1 (Matutino)
Katia Regina da Silva Caviquioli

Artes
Jocemara Bill de Souza

Educação Física
Marcio Jose de Souza

Auxiliares de Sala
Benicia Luana Ribeiro Jaroczinski
Jainei Petry

Estagiárias em Pedagogia
Marineusa Griboski Wilpert

Auxiliar de Transporte Escolar
Ana Flavia Hoennicke
Maria Gabrieli Andrade
Marilete Rosa Schuabe de Souza

 

 

MISSÃO DO CEI

Proporcionar um ambiente de carinho e respeito á individualidade de cada criança, formando-as com princípios de ética e moral para que sejam pessoas íntegras e para que construam, no futuro, uma sociedade mais justa, com paz e prosperidade, respeitando as diferenças sociais e humanas com uma consciência planetária.

 

 

OBJETIVOS DO CEI

O Centro de Educação Infantil Eliane Kuszkowski tem como objetivos proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança de seu desenvolvimento físico, motor, intelectual, emocional, moral e social a ampliação de suas e estimular o interesse da criança pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

 

 

HISTÓRICO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ELIANE KUSZKOWSKI

Esta escola foi criada no ano de 1955. Começou funcionando na residência particular do senhor Manoel Paulo da Rosa, o primeiro colaborador. Mais tarde passou a funcionar na residência da professora senhora Rosa Maria Correia conciliando residência/escola.

No ano de 1957, com o auxílio do senhor José Romão de Souza, vereador do Distrito de Barra Velha, município de Araquari. Com a doação de um terreno cedido pelo senhor Francisco de Ávila, passou a ter um prédio fixo e próprio. Denominou-se Escola Multisseriada Estrada Santa Cruz, devido a situar-se às margens da estrada estadual que liga São João do Itaperiú à localidade de Santa Cruz.

Na gestão do prefeito senhor Bernardo Aguiar, construiu-se o prédio. Sendo este reformado na gestão do prefeito senhor José Brunhago, que passou aos cuidados do prefeito do município de São João do Itaperiú, senhor José Acácio Delmonego. Em homenagem à filha do senhor Francisco de Ávila, passou a denominar-se E. I. Ana Maria de Ávila.

Devido ao pequeno número de alunos no ano 1995, foi nucleada com a E. E. B. Professora Elvira Faria Passos. Entre os anos de 1996 a 2000 no prédio da escola instalou-se a sede da ASBASJI (Associação dos Bananicultores de São João do Itaperiú). No ano de 2001 foi reativada com o nome de Escola Municipal de Educação Infantil Ana Maria de Ávila para atender os alunos de Educação Infantil que estavam sendo atendidos em uma sala de aula cedida pela Escola Estadual, da sede, desde o ano de 1993.

No dia 10 de março de 2005 foi sancionada a Lei n° 359 que denomina Centro de Educação Infantil Ana Maria de Ávila. O C. E. I. Ana Maria de Ávila destina seu atendimento a crianças de 3 a 6 anos de idade, com classes de: Jardim I (3 a 4 anos), Jardim II (4 a 5 anos) e Pré-Escola (5 a 6 anos).

No ano de 2015 o CEI foi trasferido para o prédio da Creche Municipal Eliane Kuszkowski, que pela Lei nº 941/2017 foi denominado Centro de Educação Infantil Eliane Kuszkowski.

O Centro de Educação Infantil Eliane Kuszkowski foi inaugurada no ano de 2015. Construída no bairro de Santa Cruz, buscou-se homenagear uma criança da localidade. Foi então denominada pela Lei nº 837A de Eliane Kuszkowski.

O Centro de Educação Infantil destina seu atendimento a crianças de 4 meses a 3 anos de idade, com turmas de Berçarios e Jardins.

 

 

BIOGRAFIA DE ANA MARIA DE ÁVILA

 

 

Ana Maria de Ávila

Ana Maria de Ávila nasceu no dia 24 de dezembro de 1952 na localidade de Santo Antonio, no município de Barra Velha – SC. Filha de Francisco de Ávila e Maria Vieira de Ávila, ambos de origem brasileira, desenvolviam atividade na lavoura, na qual Ana permaneceu até a idade adulta.

Aos 19 anos de idade Ana Maria da Ávila iria se tornar mãe solteira, porém na época, por falta de recursos, ela não sabia que estava grávida de gêmeas. No dia 22 de abril de 1971 entrava em trabalho de parto, a parteira fez o parto de uma menina, Márcia de Ávila, e não sabia que havia outra criança, passado horas Ana Maria, continuava com dores, foi então que nasceu sua segunda filha já em óbito. Seu parto foi complicado, levando Ana a óbito após um mês.

Ana Maria de Ávila faleceu no dia 22 de maio de 1971. Seus pais e seu irmão Arlindo de Ávila admiravam muito Ana Maria, foi então que decidiram doar parte de suas terras para a construção de uma escola, solicitando que a mesma levasse o nome desta filha e irmã tão querida e dedicada.

 

 

BIOGRAFIA DE ELIANE KUSZKOWSKI

Eliane Kuszkowski nasceu no dia 25 de janeiro de 1976, filha de Ovídio e Vanda Kuszkowski, moradores da localidade de Santa Cruz. Com seus olhos azuis, era uma menina meiga, amável e muito alegre.

Faleceu ainda criança, com apenas 6 anos, no dia 1º de dezembro de 1982, em um trágico acidente.

 

 

LEIS

- Lei nº 101/94 - Dá nome a Escola Municipalizada Ana Maria de Ávila.

- Lei nº 359/2005 - Denomina o Centro de Educação Infantil Ana Maria de Ávila.

- Lei nº 837A/2015 - Denomina a Creche Municipal Eliane Kuszkowski.


Creche e CEI

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Localização