Escola Municipal Professora Maria Gasino Borba

Escola Municipal Professora Maria Gasino Borba Baixar Imagem
Endereço: Rua Fortunato Gadotti, nº 201
Bairro: Santo Antonio
São João do Itaperiú - SC
E-mail: mgb@pmsji.sc.gov.br
Telefone: (47) 3458-0264
Diretora: Josilene dos Santos Borba
CORPO DOCENTE
Pré 1 (Vespertino): Maristela Claudia Reichert
Pré 2 (Matutino): Maristela Claudia Reichert
1º ano (Vespertino): Ivanir Hermes Azevedo
2º ano (Vespertino): Marcia Gadotti Caldonho
3º ano (Matutino): Marcia Gadotti Caldonho
4º ano (Vespertino): Jaini Petry
5º ano (Matutino): Ivanir Hermes Azevedo
Arte: Rodrigo Silveira
Educação Física: Kelly Vieira
Língua Inglesa: Isabel Cristina Martins
Reforço Escolar: Elisa Rech
Auxiliar de Sala: Benícia Luana Ribeiro Jaroczinski/Emilly Caroline Mader/Luciara azevedo
Auxiliar Escolar e Monitoramento: Monica Leticia Sanna
HISTÓRICO DA ESCOLA
Esta escola fica localizada na Rua Fortunato Gadotti, 201, Bairro Santo Antonio, zona rural, município de São João do Itaperiú. O ato de doação do terreno deu-se no dia 22 de maio de 1964, na cidade São Francisco do Sul, tendo como doadores o Sr. Fortunato Gadotti e sua esposa Adéllia Nardelli Gadotti, em favor do governo do estado de Santa Catarina – Secretaria de Educação e Cultura.
Esta escola foi fundada através do Ato de Criação n° 2679 de 14 de abril de 1965, com o nome de Escola Isolada Professora Maria Gasino Borba, com início de funcionamento no dia 01 de março do corrente ano, de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental.
No ano de 1983, funcionou a primeira turma de Pré-Escola, no período vespertino, mantida através do MOBRAL.
Através da Portaria 241/95, de 08 de agosto de 1995, assinada pelo Secretário de Estado da Educação e do Desporto Sr. João Batista Matos, fica transformada de Escola Isolada Professora Maria Gasino Borba, para Escola Reunida Professora Maria Gasino Borba. Em 2019, tornou-se Escola Municipal Professora Maria Gasino Borba.
BIOGRAFIA DE MARIA GASINO BORBA
Maria Gasino de Borba, nasceu em Araquari, antiga Paraty, em Santa Catarina, em 08 de agosto de 1893, filha de Antonio Ambrósio Gasino e Balbina Maria Gasino. Seu avós paternos eram Ambrósio Gasino e Maria Joaquina da Silva, de São Francisco do Sul.
No dia 22 de fevereiro de 1915, prestou exame para professora primária em Florianópolis, na diretoria da Instrução Pública (hoje Secretaria da Educação). Aprovada, foi nomeada professora para Escola Mista do Porto do Itaperiú, no município de Paraty, conforme Resolução N° 319, de 03 de março de 1915, do então Governador do Estado, Sr. Coronel Felippe Schmidt. Tomou posse em 18 de março de 1915 (primeira professora concursada do município de Paraty para a região de Barra Velha).
Exerceu o cargo de professora até o dia 30 de abril de 1923 com o nome de solteira Maria Ambrósio Gasino. Casou-se com Pedro Francisco de Borba Coelho em 05 de maio de 1923, transferindo sua residência para Barra Velha, passando a assinar como Maria Gasino Borba, ficando conhecida como “Dona Mariquinha Borba”.
Ao lado do marido passou a exercer a profissão de negociante. Em 12 de maio de 1945, com o falecimento de seu esposo, assumiu a direção da casa comercial, até o seu falecimento em 03 de fevereiro de 1979.