Biblioteca Pública Municipal Professora Rita de Cassia Coelho Ramos
Endereço: Rua José Bonifácio Pires, 75, Sala 3
Bairro: Centro
São João do Itaperiú - SC
E-mail: biblioteca@pmsji.sc.gov.br
Telefone: (47) 3458-0588
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 07:30h às 11:30h e das 13h às 17h
HISTÓRICO
A Biblioteca Pública Municipal foi criada no dia 14 de dezembro de 2001, através da Lei nº 278, sendo administrada pela Secretaria de Educação e Cultura. Tem por finalidade ser um local de estudos para estudantes do município, tanto da rede municipal e estadual, como para os munícipes em geral.
A Lei nº 438 de 19 de dezembro de 2006 a denomina como Biblioteca Pública Municipal Professora Rita de Cassia Coelho Ramos, em homenagem a uma professora itaperiuense falecida em 1995.
Localizada na região central da cidade, em fevereiro de 2017 a Biblioteca foi instalada na Rua José Bonifácio Pires, número 75, sala 3, num local de fácil acesso ao público e com acesso para deficientes físicos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
A biblioteca conta atualmente com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento. Sua missão consiste em manter, conservar e disponibilizar acervo literário para a população itaperiuense e promover o hábito da leitura junto a ela.
BIOGRAFIA DE RITA DE CASSIA COELHO RAMOS
Rita de Cassia Coelho era a filha mais velha de Manoel Coelho e Altair de Oliveira Coelho, moradores de Santa Cruz. Demonstrava desde cedo apitidão para os estudos e seguiu a mesma profissão da mãe, professora.
Foi professora de Ciências, lecionando na Escola de Educação Básica Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar, em Barra Velha.
Casou com Mario Nicanor Ramos, no dia 18 de junho de 1988, em Santa Cruz, passando a assinar-se Rita de Cassia Coelho Ramos. Em Santa Cruz o casal tinha uma pequena mercearia, que logo aumentou e transferiram-se para o Centro de Barra Velha. No dia 21 de maio de 1989 nasceu seu primeiro e único filho, Thiago Alan Ramos.
Foi diretora na Escola de Educação Básica Professora Elvira Faria Passos, em São João do Itaperiú. Além de formar-se em Ciências, chegou a cursar também a faculdade de Matemática, mas não conseguiu terminar.
Rita faleceu no dia 11 de maio de 1995, num acidente de trânsito, na BR 101, quando voltava de Itajaí.
ACERVO
O acervo da Biblioteca Pública Municipal Professora Rita de Cassia Coelho Ramos é composto por mais de 3.000 exemplares.
A Biblioteca disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos e materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual. O acesso ao acervo é livre.
O acervo é dividido da seguinte forma:
- Obras de Referência - O acervo é composto de enciclopédias, dicionários, bem como material de referência em geral, disponível para consulta local.
- Obras Gerais - Composto por livros técnico-científicos, livros de filosofia, religião, jurídicos, ciências, didáticos, matemática, meio ambiente, física, medicina, astrologia, informática, botânica, arte, história, geografia entre outros.
- Literatura - No acervo estão disponíveis clássicos da literatura nacional e estrangeira, lançamentos e obras - em destaque - para os vestibulares das universidades catarinenses.
- Infantojuvenil - possui um acervo de literatura infantil e infantojuvenil que inclui clássicos da literatura brasileira e internacional, e oferece os serviços de consulta bibliográfica orientada e empréstimo domiciliar.
- Periódicos - O acervo possui pequeno número de revistas.
- Braille - Atendimento aos portadores de deficiência visual. O acervo é constituído de livros de literatura, técnicos e didáticos que se encontram à disposição para consulta e empréstimo. Possui livros falados (gravados em CD), livros em braille (impressos no Sistema Braille) e abrange assuntos variados. Recursos disponíveis: Máquinas de escrever em Braille.
SERVIÇOS
Consulta local - Consulta no próprio ambiente da Biblioteca, dispondo de mesas e cadeiras para estudo coletivo. Permite o acesso livre às estantes de livros, periódicos e outros materiais informativos.
Orientação à pesquisa bibliográfica - Orientação na busca e recuperação da informação.
Empréstimo domiciliar - Serviço oferecido aos usuários para pesquisa fora do ambiente da biblioteca e com data prevista para devolução do material solicitado. O empréstimo domiciliar é concedido a toda comunidade mediante cadastro na biblioteca. Para se cadastrar o usuário precisa trazer documento de identidade e CPF. O usuário poderá emprestar até 10 livros de títulos diferentes, por um prazo de 15 dias, podendo ser renovado por mais 15 dias. A falta do compromisso de devolução poderá acarretar em multa.
Catálogo on-line - O sistema de informação utilizado pela Biblioteca Pública é o Biblivre, onde está incluído todo o acervo bibliográfico da Biblioteca. O sistema permite a possibilidade de levantamentos por diversas chaves de recuperação (como autor, título, assunto). A Biblioteca também possui computadores específicos para o acesso ao catálogo.
Telecentro - A biblioteca oferece acesso à internet, oferecendo assim acesso a importantes fontes de informação, como Domínio Público, Biblioteca Nacional, Biblioteca Mundial Digital, Periódicos Capes, Hemeroteca Digital Catarinense, entre outros.
Impressão - A biblioteca oferece serviço de impressão.
LEIS
- Lei nº 278/2001 - Cria a Biblioteca Pública Municipal.
- Lei nº 438/2006 - Denomina a Biblioteca Pública Municipal Professora Rita de Cassia Coelho Ramos.