---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Agricultura
Secretaria de Agricultura inicia trabalhos de silagem aos pecuaristas do município

Publicado em 01/02/2018 às 16:59 - Atualizado em 01/02/2018 às 17:03

 

Nesta semana a equipe de trabalho da Secretaria de Agricultura de São João do Itaperiú está atendendo aos pecuaristas do município com o processo de silagem.

Este processo tritura diversos tipos tratos para animais ruminantes como: milho, sorgo e variados tipos de capim. Logo após triturado a mistura verde é estocada em um local fechado para entrar em processo de fermentação, podendo ser usado no inverno onde as pastagens ficam devastadas pela geada ou em outras ocasiões, sendo que esta mistura dura até por 01 ano ou mais após a estocagem.

O equipamento utilizado para este processo foi adquirido no início do ano de 2017, a pedido da Secretaria de Agricultura e por intermédio do Dep. Estadual Carlos Chiodini, que atualmente ocupa o cargo de Sec. de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina. Nesta aquisição foi recebido do Governo Estadual um Trator, uma ensiladeira e uma carretinha, somando um valor de 130 mil reais.

Atualmente poucos pecuaristas de gado de corte ou de gado leiteiro estão usando esta pratica em São João do Itaperiú, mas a ideia é para que nos próximos anos mais pecuaristas comecem a adotar a prática.

De acordo com o Secretário de Agricultura Sr. Itamar Georg, “ a estimativa para o ano de 2018 é produzir cerca de 900 toneladas de silagem em todo o município por meio dos equipamentos de silagem da Secretaria, sendo assim dando mais amparo aos pecuaristas e melhorando a produção leiteira e do gado de corte em São João do Itapeririú”.