---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Secretaria de Saúde da início a Campanha contra o Sarampo

Publicado em 03/09/2019 às 14:26 - Atualizado em 03/09/2019 às 14:28

A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Itaperiú já iniciou a campanha para aplicar a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. O município está em alerta para prevenção, pois casos de sarampo já foram registrados em cidades vizinhas.

Em São João do Itaperiú a vacinação é feita no Posto de Saúde do Centro das 7h30 ás 11h30 e das 13h30 ás 16h30. É necessário levar a carteirinha de vacinação.

O objetivo é vacinar todas as crianças entre 6 meses e menores de 1 ano. A aplicação desta dose é uma medida preventiva para proteger os bebês desta faixa etária, já que eles estão mais suscetíveis a casos graves da doença e ao óbito.

O sarampo é uma doença respiratória e extremamente contagiosa que pode evoluir para pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa ao tossir, espirrar e falar. A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Além das crianças, jovens e adultos não vacinados também precisam tomar a vacina contra a doença. Quem não tomou as duas doses, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação, precisa regularizar a situação.