Secretaria de Assistência Social
Comitê se reúne para discutir protocolos contra violência infantil
Integrantes do Comitê Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniram nesta semana com o prefeito Clézio José Fortunato para apresentar os novos protocolos da Lei de Escuta Especializada. O grupo visa aprimorar o atendimento integrado da rede de proteção e agilizar situações que envolvam crianças e adolescentes vítimas de violência no município, como determina as novas alterações da Lei 13.431/2017.
Para integrar o comitê, o Poder Executivo nomeou representantes das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Tutelar. Segundo a Assistente Social, Arlete Catarina Correa, os novos protocolos evitarão a revitimização da criança violentada. Isso significa que com a escuta protegida, a vítima conta a história uma vez para profissionais preparados para isso, em um ambiente protegido.
- Temos que evitar que a vítima reviva a violência ao recontá-la inúmeras vezes, a diferentes profissionais. A partir da escuta o que precisa continuar andando é o caso, não a dor da criança. Ela deve ser protegida," explicou a profissional.
O artigo 227 da Constituição estabelece que a responsabilidade de garantir os direitos de crianças e adolescentes é compartilhada entre Estado, famílias e sociedade. Portanto, pessoas que presenciem atos de violência contra criança ou adolescente e deixem de comunicar o fato imediatamente ao conselho tutelar ou à autoridade policial poderão responder por crime de omissão de socorro. Se for servidor público, poderá responder pelo crime de prevaricação e por ato de improbidade administrativa. É o que determina as novas alterações 13.431 de 2017.
Galeria de Fotos
-
-
-
{{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
-
{{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Informações Relacionadas
Notícias
-
Secretaria de Assistência Social 22 fev
Zanotti realiza entrevista de emprego em São João do Itaperiú
-
Secretaria de Assistência Social 16 fev
Assistência Social oferece oficinas para famílias do CadÚnico
-
Secretaria de Assistência Social 12 set
Projeto da Defensoria Pública fornece atendimento jurídico para a população itaperiuense
-
Secretaria de Assistência Social 22 ago
Novas Conselheiras Tutelar eleitas tomam posse do cargo