100 dias de governo
Prefeito de São João do Itaperiú presta contas dos 100 primeiros dias de Governo.

Publicado em 19/04/2017 às 23:35 - Atualizado em 24/04/2017 às 13:58

O prefeito Clézio Fortunato, juntamente com seu Vice Jaime de Souza, em entrevista a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João do Itaperiú relataram a respeito dos seus feitos realizados nos 100 primeiros dias à frente da Prefeitura.

Durante estes três meses e meio, a Gestão Municipal tem buscado se adaptar as necessidades atuais do munícipio.

Educação e Cultura:

No começo do ano a maior dificuldade foi colocar a frota dos ônibus escolares para rodar, para isso foi preciso tomar uma medida urgente de manutenção para troca de peças, pneus e reparos. Também conseguimos comprar os materiais escolares para que nossos alunos pudessem ter seus materiais de acordo com suas necessidades.

Além disso estamos em andamento com os uniformes escolares, que por conta da demanda dos cadastros, tamanhos e licitação ainda não conseguimos finalizar este processo, mas logo estará finalizado.  Pretendemos ainda este ano conseguir junto ao PAR (Plano de Ações Articuladas) do Governo Federal, mais um ônibus escolar e também mais infraestrutura para nossas escolas, como carteiras, mesas, cadeiras e material de informática.

Na Cultura procuramos inovar e trazer novas ideias para o Município, idealizamos a 1ª “Stammtisch” (festa de origem alemã) que foi um sucesso e também realizamos a “Osterbaum” a 1ª Arvore de Pascoa do Município. Além disso realizamos uma visita com nossas crianças a um teatro de circo com o intuito de ensinar mais sobre o universo das culturas de encenação e arte nômade. Ainda no setor cultural estamos trabalhando na organização e reestruturação da biblioteca pública municipal, buscando facilidades de acesso ao acervo.

Esporte:

Neste setor estamos trabalhando duro para melhorar nossas estruturas e também trazer novas modalidades esportivas ao município. No início trabalhamos na revitalização do campo central do município e estamos tentando parcerias com o Governo Federal para a construção de uma nova quadra poliesportiva para a prática de novas modalidades. Estamos iniciando novas parcerias com cidades vizinhas para fazer jogos amistosos e buscando incentivar mais os jogos da terceira idade.

Obras e Agricultura:

Neste setor buscamos melhorar e cuidar mais dos nossos equipamentos e maquinários, para isso alugamos um galpão para guardar estas ferramentas de trabalho, pois antes ficavam no tempo diminuindo a vida útil dos mesmos, agora os equipamentos, como roçadeiras, rotativas e outros, logo após o uso é lavado, engraxado e guardado neste galpão onde fica protegido do tempo aumentando sua vida útil para o trabalho. Além disso estamos trabalhando com a manutenção dos nossos maquinários e também desenvolvendo um setor de protocolos na prefeitura e pelo nosso site, para que o cidadão tenha melhor acesso quando nos procurar e que facilite o nosso trabalho em atender melhor a comunidade.

Estamos também efetuando reparos nas ruas da cidade e manutenções gerais. Para este semestre pretendemos conseguir uma nova pedreira (que está em fase de documentações) que é localizada em nossa cidade e possui um material melhor que será usado nos reparos das estradas de barro e também para atender melhor nossos agricultores.

Na agricultura estamos trabalhando no incentivo da nota fiscal, pois muitos agricultores não têm acesso ou não tem o conhecimento de quanto isso ajuda o município e também conseguimos nestes 3 primeiros meses um trator e uma ensilhadeira nova, que auxiliará nossos agricultores no setor pecuário.

Saúde:

Uma das novidades que conseguimos neste setor foi a implantação do Prontuário Eletrônico, onde nossos servidores já foram treinados e para o próximo mês já estará em uso. Com isso nossos munícipes serão cadastrados em um sistema que facilitará as buscas na hora da consulta eliminando papéis, burocracia e agilizando o atendimento. Realizamos também a implantação dos agendamentos de consulta facilitando o atendimento para que os pacientes não tenham que pegar filas de espera para consultar. Sendo assim diminuímos as filas, agora dando mais prioridade para as urgências médicas.

Outra grande novidade no setor da Saúde é que conseguimos uma parceria com o Hospital Municipal João Schreiber em Massaranduba, onde já foram realizadas 7 cirurgias em munícipes de São João do Itaperiú.

Junto ao setor da Saúde também desenvolvemos trabalhos no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), onde foi desenvolvido pela equipe gestora do Centro aulas de ginástica com a terceira idade, oficinas de artesanato, corte e costura, dança e aulas de violão para a comunidade. Também continuamos com o projeto da distribuição de cestas básicas, a inclusão em benefícios do governo como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o bolsa família.

Além de todo este esforço em prol de São João do Itaperiú, conseguimos por meio de emendas parlamentares mais 800 mil reais que serão investidos em infra-estrutura, mais a perfuração de um poço artesiano no bairro Santo Antônio e demais projetos em andamento.

Para o Prefeito Clézio Fortunato, a intenção para este ano é investir em infraestrutura e melhorar as estradas do Município, para recepcionar empresários que queiram investir na cidade gerando mais Empregos e aumentar a rentabilidade do município.

Texto Crsitiano Delfino

Informações Relacionadas