Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Centros de Educação Infantil ganham hortas feitas pelas crianças

Publicado em 06/10/2021 às 10:45 - Atualizado em 07/10/2021 às 10:32

     Com as mãozinhas na terra, crianças do Centro de Educação Infantil Eliane Kuszkowski, no bairro Santa Cruz, ajudaram a construir a nova horta que será utilizada para a alimentação da unidade escolar. Esta é a segunda horta finalizada pelo projeto que já conta com uma unidade produzindo alimentos no CEI Profª Vitorina Schutz Maia, no Centro. 

 

     O projeto das hortas foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e contou com a ajuda da nutricionista da Secretaria de Educação. De acordo com Bianca Kluck, uma das idealizadoras do projeto, "a horta escolar é um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas e estimula uma melhora nos hábitos alimentares das crianças," explicou. 

 

     A escolha das espécies, segundo a nutricionista Alessandra Pires, se deu pela sua boa aceitação na alimentação dos alunos, rápido desenvolvimento e saudabilidade, sendo elas: alface americana, beterraba, cenoura, couve-folha, repolho verde e roxo, tomate cereja, cebolinha verde, salsinha, além de chás como o capim cidreira, camomila e hortelã.

 

     Além do plantio das espécies, os pequenos alunos poderão auxiliar no reaproveitamento e a ciclagem de nutrientes, através de um canteiro de compostagem, fonte de nutrientes para os próximos cultivos. 

 

     O projeto conta com a supervisão técnica de Anderson Duarte, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o apoio da Epagri, através do extensionista Adriano.