Municípios pretendem criar bloco de saneamento regional

Publicado em 06/10/2021 às 11:37 - Atualizado em 06/10/2021 às 11:39

Um novo projeto do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública, o Cigamvali, pretende montar um bloco de saneamento entre alguns municípios do Vale do Itapocu. O prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato, na condição de Presidente da Amvali esteve em Florianópolis reunido com o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, para garantir o apoio do Governo do Estado.

De acordo com o diretor executivo do Cigamvali, Fabiano Spézia, a ideia do consórcio é criar um bloco entre os municípios e através de uma parceria público-privada licitar a gestão do saneamento básico nestas cidades.

Clézio destaca que o grupo já tem o aval do Ministério do Desenvolvimento Regional e também das lideranças estaduais para dar início ao Procedimento de Manifestação de Interesse. Na prática, o PMI é um instrumento que permite que a iniciativa privada elabore os estudos técnicos e de viabilidade econômica para os projetos de parceria público-privada.

- Antes de celebrar o contrato de concessão com o parceiro privado, o poder público precisa realizar o processo de licitação. E, antes de realizar o processo de licitação, o poder público precisa estruturar ou modelar o negócio, explicou o prefeito Clézio Fortunato.

Informações Relacionadas