Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Aniversário
Programação marca os 30 anos de emancipação de São João do Itaperiú

Publicado em 22/03/2022 às 09:33 - Atualizado em 22/03/2022 às 10:18

     Na próxima terça-feira, dia 29, São João do Itaperiú celebra os 30 anos de emancipação política e administrativa. A data será comemorada com o tradicional corte do bolo, além de distribuição de doces, atividades recreativas, jogos festivos e inaugurações de obras públicas. 

 

     De acordo com o Secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Johnny Montoski, às 13h terá início o 13º Passeio Ciclístico com saída em frente à prefeitura. São previstos 9km até a Escola Monsenhor Sebastião Scarzello, no bairro Santa Cruz, onde a programação terá continuidade. Johnny destaca que os primeiros 150 primeiros inscritos no local de partida do passeio receberão a camiseta do evento e também concorrerão ao sorteio de bicicletas. 

 

     A partir das 15h deve ser inaugurada a quadra poliesportiva Antonio Francisco Gelsloichter, na Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello. O tradicional corte do bolo está marcado para as 16h. Neste ano a organização deve distribuir mil unidades de "Bolo no Pote", além de diversos doces, lanches e refrigerante. As crianças também poderão se divertir com brinquedos montados no pátio da escola e participar de atividades recreativas com profissionais. 

 

     Está previsto para as 17h a inauguração do Ginásio de Esportes Pedro Gasperi, no bairro Santa Cruz, com uma série de jogos festivos a partir das 18h, entre eles: Escolinha Furacão Sub11 x Escolinha Furacão Sub13; Escolinha Furacão Sub15 x Escolinha Furacão Sub17; Amigos do Clézio x Amigos do Jaime; Tesji/Furacão x Futsal Jaraguá Sub20; além do grande jogo da noite entre São João Master x Athletico Paranaense Master, com a presença de nomes que levaram o clube paranaense ao título brasileiro de 2001. 

 

Três décadas de crescimento


     Lá se vão 30 anos desde que o então Governador Vilson Kleinübing assinou no dia 29 de março de 1992 a Lei nº 8.549 autorizando a emancipação política de São João do Itaperiú. A decisão confirmava o resultado do plebicito realizado em novembro de 1991, quando a população votou e escolheu por separar-se do município de Barra Velha. Saiba mais sobre o plebicito de emancipação. Clique AQUI

 

     Hoje, com uma população de 3.784 pessoas - de acordo com a estimativa do IBGE2021 - São João do Itaperiú vive um período de crescimento. A princípal matriz econômica do município é a agricultura, setor em que se destaca como um dos principais produtores de banana e arroz do estado. O poder econômico dos frigoríficos instalados na cidade também rendeu o título de Capital Catarinense da Carne bovina e ovina. 

 

     De acordo com o prefeito Clézio José Fortunato, o aumento na arrecadação do Governo Municipal tem permitido mais investimentos em políticas públicas. O retorno vem através do crescimento nos índices na saúde e educação. "Somos uma cidade em que as pessoas desejam morar. Temos qualidade de vida para oferecer àqueles que nos procuram," destacou. 

 

     O prefeito também projeta o crescimento econômico para o município nos próximos anos. Segundo ele, São João do Itaperiú já deixou de ser apenas um corredor na Rodovia SC-415 e passará a ser o destino de investimentos que possam gerar mais empregos aos moradores. 

 

     - São trinta anos de orgulho para um povo batalhador e que trabalha diariamente para construir uma cidade melhor. A alegria de ser itaperiuense está estampada em cada um de nós. 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Informações Relacionadas

Assuntos