Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
São João do Itaperiú promove reabilitação fisioterápica de pacientes pós covid-19

Publicado em 20/04/2022 às 12:40 - Atualizado em 20/04/2022 às 13:55

     A fisioterapia foi e tem sido fundamental no tratamento de pessoas com covid-19. Em São João do Itaperiú, o departamento de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento especializado aos pacientes pós alta de Covid-19. Estes, somados aos demais casos, chegam a 150 atendimentos semanais feitos pelos profissionais do município. 

 

     Uma das responsáveis pelo atendimento, a fisioterapeuta Tatiane Antunes destaca que o tratamento para a maioria dos pacientes pós Covid-19 pode ser lento, progressivo, porém com ganhos e melhoras a cada sessão. Ela explica que as principais sequelas deixadas pela doença é a perda de força e equilíbrio, além de traumas respiratórios. 

     

      Para tratar os problemas, são realizados exercícios aeróbicos e respiratórios. O município investiu em inspirometros de incentivo, aparelhos de eletroterapia, além de toda estrutura de aparelhos já existentes na sala de fisioterapia. 

 

       Em meio à crise de saúde causada pelo coronavírus, a equipe de fisioterapeutas precisou buscar estudos e aprimoramentos. Tatiane é autora de três projetos inscritos da 4ª Mostra Catarinense "Aqui tem SUS", e um deles tem como tema a reabilitação de pacientes pós covidl-19. O trabalho será apresentado em maio, na cidade de Blumenau. 

 

Atendimento

     Mas não só de covid-19 são os casos atendidos pela equipe. Tatiane explica que os atendimentos variam entre pós operatório, quadros neurológicos agudos ou tratamentos fisioterápicos de grau leve e moderado. A faixa etária atendida é de bebês até idosos. Para receber o atendimento de fisioterapia, os pacientes devem consultar o médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) e ter o encaminhamento pelo SUS. A sala de fisioterapia atende em dias úteis, das 07h às 17h. 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar