Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Secretaria de saúde inicia aplicação da vacina bivalente

Publicado em 03/03/2023 às 16:28 - Atualizado em 03/03/2023 às 16:28

     Três anos depois do primeiro caso de Covid-19 detectado no Brasil, o cuidado contra a doença deve continuar, principalmente com a imunização contra o vírus, proteção capaz de impedir as formas graves da doença e complicações que podem levar à morte. Nesta semana a Secretaria de Saúde iniciou a aplicação das doses bivalentes para os grupos prioritários. 

     As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da ômicron. 

 

     Tanto as bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2. 

 

     A vacinação ocorre na Unidade de Saúde Central, das 07h às 11h - 11h30 às 15h. Informe-se nas UBS ou com seu agente de saúde. 

 

Confira a Agenda: 

 

Fase 1, a partir de 27/02 -

Pessoas com 70 anos ou mais; abrigados e trabalhadores; Imunocomprometidos; Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; Pessoas transplantadas, pessoas vivendo com HIV, pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas, pessoas com imunodeficiências primárias, pessoas com doença renal em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos seis meses e pessoas com neoplasias hematológicas.

 

Fase 2, a partir de 06/03 -

Pessoas de 60 a 69 anos de idade

 

Fase 3, a partir de 20/03 -

Gestantes e Puérperas

 

Fase 4, a partir 17/04 -

Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente; População Privada de Liberdade ( a partir de 18 anos); Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); Funcionários do Sistema Prisional.